Lutando dentro e fora do tatame, aluna da Fundação Edmílson é campeã brasileira de Karatê

Compartilhe esta notícia:

“Com a premissa de transformar vidas por meio do esporte, a Fundação tem revelado grandes talentos”.

O esporte sempre foi um grande aliado de crianças e adolescentes para promover não só a saúde, mas o desenvolvimento social de jovens que carecem de oportunidades, a prática de atividades físicas tem sido há anos um meio transformador para muitos.

Há 15 anos, a Fundação comandada pelo pentacampeão Edmílson e sua esposa Siméia Moraes vem auxiliando crianças e adolescentes, funcionando como uma verdadeira rede de apoio às famílias. Entre todas as atividades educacionais, com projetos inovadores que contribuem  para amenizar a desigualdade social, o esporte tem um lugar de destaque na preferência dos alunos, entre eles: basquete, futebol, vôlei, karatê e balé.

Além de promover essas atividades, a Fundação tem revelado grandes talentos para o esporte brasileiro, como é o caso mais recente da karateca, Emanoela dos Santos Pereira, de 9 anos, que participou do Campeonato Brasileiro de Karatê e foi campeã, derrotando diversas adversárias até a conquista do título.

Porém, mesmo com todo o apoio da Fundação e dos professores que estão à disposição, a trajetória da Manu foi complexa e cheia de batalhas, dentro e fora do tatame. A esportista, que participa das atividades da Fundação há mais de 3 anos, já havia passado na seletiva paulista, porém, não pode continuar por falta de condições financeiras. Porém, com a ajuda de patrocinadores e vaquinhas organizadas pela avó da atleta, após a segunda seletiva foi possível concluir a etapa e seguir rumo ao Campeonato Brasileiro.

“Para nós é uma honra e um orgulho enorme saber que contribuímos com a formação da Manu e de tantos outros talentos por meio das nossas aulas. Gostaríamos de fazer mais e lutamos todos os dias para poder proporcionar novas oportunidades aos nossos alunos com a ajuda de nossos parceiros”, conta Siméia Moraes, diretora geral da Fundação Edmílson.

Hoje, o Karatê é uma das principais modalidades da Fundação e não são apenas os jovens que estão se dedicando a este esporte, a professora de natação da filial de Santana de Parnaíba , por exemplo, começou a praticar a arte marcial recentemente e já conquistou uma medalha para a Fundação, na categoria que está inserida.

Com classes ministradas todos os dias, as aulas de Karatê da Fundação Edmílson para crianças carentes de 5 a 17 anos têm o objetivo de ser mais do que uma arte de autodefesa. “O esporte, principalmente, o Karatê, auxilia no desenvolvimento como um todo, desde a parte de comportamento, disciplina, respeito as pessoas, além de reduzir os sintomas de ansiedade e estresse”, afirma Lidiana Morais, sensei da Fundação Edmílson.

Ainda para a sensei, o karatê pode ser utilizado como uma forma de mostrar os caminhos melhores para as crianças estarem brilhando por meio da modalidade, ou seja, mudar a realidade que eles poderiam estar vivenciando, o karatê veio para dizer que tudo pode ser diferente.

Para mais informações sobre a Fundação Edmílson acesse: http://fundacaoedmilson.org.br/ ou o instagram: @fundacaoedmilson

Sobre a Fundação Edmílson:

 Transformar vidas por meio do esporte, educação, cultura e lazer, promovendo a inclusão social e formando cidadãos. Essa é uma das premissas da Fundação Edmilson, liderada pelo pentacampeão mundial José Edmílson Gomes de Moraes e sua esposa Siméia Moraes, que vem, há mais de 15 anos, contribuindo com a sociedade e mudando a história de crianças e adolescentes de comunidades carentes em todo o país. Com sede localizada em Taquaritinga, interior de São Paulo, a Fundação, sem fins lucrativos, foi criada para ajudar no combate à desigualdade e a exclusão social por meio de atividades voltadas ao esporte e cultura, como basquete, futebol, vôlei, karatê, balé, teatro, recreação, canto coral e batucada, escrita e leitura, informática e conhecimentos gerais. São projetos inovadores capazes de promover um impacto positivo na sociedade, contribuindo para a mudança de comportamento, criando novas possibilidades para crianças e jovens, com idade entre 5 e 17 anos. Com filiais nas regiões de Santana de Parnaíba e Carapicuíba, em São Paulo, e Betânia, no Piauí, atende gratuitamente cerca de 800 crianças por dia, oferecendo atividades cinco vezes por semana, no contra turno escolar e também refeições. 5 vezes por semana. Desde sua fundação já beneficiou mais de 25 mil pessoas, sendo 6 mil crianças atendidas diretamente.  

Compartilhe esta notícia: